< voltar

Novos caminhos para a publicidade digital em 2018

Vdeos e migrao de investimentos impulsionam crescimento da publicidade digital no Brasil

O avano dos vdeos digitais tanto no formato anncio quanto no de branded content

O avano dos vdeos digitais tanto no formato anncio quanto no de branded content , somado migrao de investimentos publicitrios de outras mdias para o ambiente online, ajudou a publicidade digital no Brasil a crescer 25,4% em 2017, alcanando R$ 14,8 bilhes. Os dados so da pesquisa Digital AdSpend 2018, um balano anual do setor realizado pelo IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau). A metodologia do levantamento inclui anlise de nmeros do prprio IAB Brasil, consultas ao mercado e dados pblicos, bem como entrevistas com membros do ecossistema.

O vdeo foi o formato de mdia digital que mais cresceu em 2017. A alta nos investimentos foi de 48% em relao ao ano anterior, chegando a R$ 3,2 bilhes. A categoria representa 22% do valor investido. Embora o volume de investimento no formato no seja maioritrio em relao ao todo, foi uma acelerao expressiva. Isso mostra que as marcas esto mais dispostas a olhar para o ambiente digital pensando em modelos criativos, que construam narrativas e gerem contedos relevantes. O UOL, por exemplo, disponibiliza um inventrio de vdeo com 1 bilho de vdeo views mensais para campanhas de marca e projetos de branded content, que ganham ainda mais alcance se combinados com formatos display.

A categoria display e mdias sociais tambm teve forte acelerao. Cresceu 32% em comparao a 2016, e somou investimentos de R$ 5 bilhes. J o formato search, classificados e comparadores de preo, embora continue lder em faturamento (R$ 6,5 bilhes, o equivalente a 44% do total dos investimentos em digital), teve um crescimento mais tmido, de 14% em relao a 2016.

Migrao para o digital

A pesquisa aponta que o segmento digital j representa um tero do total investido em publicidade no pas e revela a chegada de um dinheiro totalmente novo. Constatamos uma migrao para a comunicao digital de verbas at ento utilizadas em atividades como aes de PR, comunicao direta, produo e distribuio de tabloides, afirma Ana Moiss, presidente do IAB Brasil. Ela ressalta que o crescimento do setor apoiado tambm pelo desenvolvimento das plataformas e pela adoo de formatos publicitrios mais ricos e atraentes para o consumidor, e com melhores resultados para as marcas, como o caso dos vdeos.

Mdia programtica e atribuio

A compra por mdia programtica deu um salto em 2017. O crescimento foi de 74%, passando de R$ 1,9 bilho (2016) para R$ 3,3 bilhes. Ou seja, quase um quarto do faturamento digital em 2017 (22,5%) foi negociado de forma automatizada. Paulo Ramazza, presidente do Comit de Atribuio do IAB Brasil e digital analytics & customer insights manager no Magazine Luiza, declara que, para uma compra automatizada mais assertiva, preciso ter uma viso geral sobre o impacto dos diversos pontos de contato da marca com o consumidor. A viso integrada da atribuio deve estar presente na estratgia de investimento de um anunciante.